Notícias
CNBB
LIVE: Espaço litúrgico e arte pós Vaticano II
Por Pe Thiago Faccini
09/06/2020  12:08:59 - Atualizado: 09/06/2020  12:08:59

Em um clima agradável Padre Thiago Faccini, assessor do Setor de Espaço Litúrgico da CNBB, conversou com D. Carlos Verzeletti, Bispo da diocese de Castanhal/PA e um dos bispos que compõem a Comissão Episcopal para Pastoral da Liturgia da CNBB, sobre o tema: Espaço litúrgico e arte pós Vaticano II.

O bate papo aconteceu no dia 25 de maio, em live promovida pelas Edições CNBB, através de suas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube). Em um pouco mais de uma hora, D. Carlos falou sobre os espaços celebrativos e a arte litúrgica (sacra), no espírito conciliar do Vaticano II, uma vez que a dinamicidade da Igreja e o seu crescimento exige a edificação de novos espaços de oração, e constante intervenção no edifício igreja. Frisou ainda, que a arte litúrgica e a criação de programas iconográficos requerem estudo, talento e sobretudo vida de oração.

O pano de fundo da conversa foi o livro A arte como expressão da vida litúrgica, publicado pelas Edições CNBB, fruto das conferências do 11º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, proferidas pelo Pe. Marko Ivan Rupnik, teólogo e renomado artista, com obras espalhadas por todo o mundo,

Durante a live, os participantes puderam enviar perguntas a D. Carlos e ainda comentar os temas abordados. Mais de 1500 pessoas acompanham a live simultaneamente, e se tornou uma excelente oportunidade para tornar mais popular as reflexões acerca da arte litúrgica e dos espaços celebrativos, divulgando ainda as iniciativas e atividades do Setor de Espaço Litúrgico, da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

O vídeo está disponível para ser assistido no canal do Youtube das Edições CNBB e pode ser acessado pelo link:

  https://www.youtube.com/watch?v=dlL5G1KYUsk