Notícias
Espaço Litúrgico
Especialização em “Arte para o culto cristão” em Roma
Por Pe Thiago Faccini
05/10/2020  22:12:55 - Atualizado: 05/10/2020  22:12:55

A arquiteta capixaba Raquel Tonini R. Schneider, aluna do curso de Especialização em “Arte para o culto cristão”, do Pontificio  Ateneu Sant’Anselmo, em Roma, relata seu testemunho sobre o curso e motivação outros brasileiros a buscarem a especialização que é referencia no tema: 

"O anúncio de vida, em Jesus Cristo, Via e Porta de salvação - vida e missão da Igreja -, a partir da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição, tem sua mensagem revelada também, e de modo muito eficaz, através da arte dos edifícios eclesiais, com sua arquitetura e programas iconográficos. Estes, por sua vez, como se pode verificar sobretudo com os exemplos dos primeiros séculos do cristianismo, moldados pela liturgia celebrada, são espaços mistagógicos e, por isso, obedecem a critérios muito próprios, em vista da sua razão de existir. Grande é o desafio, hoje, de responder às perguntas fundamentais, que determinam o modo de atender à arquitetura e arte cristã. Por que construímos igrejas? Para que as construímos? Como devem ser construídas? São algumas delas, pano de fundo que nos conduz às fontes.

Para muito além do prazer do belo, que a visão da arquitetura e arte proporcionam ao espectador, a arte tradicional cristã é capaz de conduzir o fiel, através da visão dos elementos materiais, à experiência da presença de Deus. Isso exige, pode-se dizer, uma preparação específica, uma formação adequada para todos, sejam profissionais envolvidos, coordenadores de todos os níveis, assembleia, enfim, todo o povo de Deus. Esse caminho de preparação e introdução ao mistério, intenta buscar a essência das coisas, desenvolvendo no homem e mulher contemporâneos, a capacidade de observação e escuta, de atenção, maravilhamento e estupor diante dessa experiência de visão-presença.

Em vista de atender a essa demanda e com um conteúdo único, criteriosamente elaborado, ampla bibliografia e material disponibilizado pelos excelentes professores, o programa do Curso de alta especialização “Arte para o culto cristão”, não apenas responde às duas perguntas a que se propõe em sua apresentação, como avança de maneira grandiosa, traçando um percurso provocativo, de grande aprendizado e reflexão, seja em nível pessoal, seja em vista da atuação nas diversas áreas em que ele se insere. O curso é coordenado pelo artista cristão brasileiro e professor em Roma, Ruberval Monteiro da Silva osb, cujas obras também podem ser contempladas em nossas igrejas.

É, desse modo, um convite aos colegas arquitetos e artistas que desejam se dedicar a esse caminho, aos religiosos, religiosas e presbíteros, e ainda àqueles interessados nos conteúdos propostos, pois, nos conduzem às fontes da experiência cristã e, a partir delas, nos dão a orientação e os critérios para a produção arquitetônica e artística dos edifícios eclesiais de todos os tempos e, particularmente deste.

O curso é estruturado em dois anos, com sete módulos por ano, aulas teóricas e laboratoriais, além de visitas. As aulas acontecem na sede do Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, em Roma, às sextas-feiras, sendo ofertado nas modalidades presencial e on-line, em modo síncrono e assíncrono, isto é, as aulas poderão ser vistas simultaneamente ou em outro momento, através do registro em gravação. Outras informações, através do site: https://www.anselmianum.com/programmi/arte-per-il-culto/. Uma entrevista prévia deve ser agendada antes da inscrição, através do e-mail: r.monteiro@anselmianum.com.

Por fim, também como aluna, posso dizer que esse é um daqueles momentos limiares da vida, transformadores e confirmadores, e por isso, imperdível".